Saque de FGTS de contas inativas 2017

Os trabalhadores que fazem aniversário em janeiro e estão com saldo nas contas inativas do FGTS devem começar a sacar os recursos em fevereiro.

No próximo mês a Caixa Econômica Federal divulgará o cronograma de saque, porém o trabalhador já pode conferir se possui direito diante contas inativas até 31 de dezembro de 2015.

Tanto o calendário de saque quanto os locais, conforme a Caixa Econômica Federal, serão divulgados a partir de fevereiro.

A instituição financeira explica que conta inativa é aquele onde o trabalhador recebeu o FGTS de um contrato de trabalho que foi finalizado.

Para verificar se possui direito basta o trabalhador consultar seu extrato e verificar se a data de afastamento é anterior a 31 de dezembro de 2015.

O trabalhador pode consultar seu saldo por meio de aplicativo do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal, Internet Banking, do telefone 0800 726 0207 e nas próprias agências da Caixa.

Aplicação em ações

Os trabalhadores que utilizaram o FGTS para aplicar em ações da Vale ou da Petrobras também poderão realizar saque o saque desse dinheiro, caso a conta tenha sido inativada até dezembro de 2015. Tal tipo de investimento foi permitido nos anos 2000.

A Caixa informa que há 18,6 milhões de contas inativas no FGTS, no total de R$ 41 bilhões. Como muitos cotistas têm mais de uma conta, o governo estima que dez milhões de pessoas serão beneficiadas. A previsão é que sejam sacados R$ 30 bilhões, pois há contas com valores tão baixos que não compensam a ida à agência.

Serão beneficiados com o saque das contas inativas do FGTS todos os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015. A medida não contempla casos de cotistas que permanecem no mesmo emprego, mas têm conta inativa porque a empresa mudou de CNPJ.

Quem usou os recursos do FGTS para aplicar na Vale ou na Petrobras e depois ficou com a conta inativa poderá resgatar a aplicação e receber o dinheiro. Neste caso, os trabalhadores devem procurar os bancos onde fizeram o investimento. Quem não quiser sacar poderá deixar a quantia rendendo numa conta-investimento.

Os extratos de contas podem ser consultados no aplicativo do FGTS (disponível para Android, iOS, e Windows Phone), no site da Caixa e utilizando o Cartão do Cidadão em postos de autoatendimento ou agências do banco.

Calendario de Pagamento FGTS INATIVO

O excelentíssimo Ministro do Trabalho e presidente do Conselho Curador do FGTS, Ronaldo Nogueira reforçou em entrevista a imprensa especializada que o FGTS de contas inativas poderá ser sacado entre março e julho de 2017.

Inicialmente na primeira ordem, o governo federal falou que começaria em fevereiro, mas a previsão agora é que o prazo se inicie em 13 de março de 2017.

Leia mais:

Perguntas sobre FGTS INATIVO

Calendario de Pagamento PIS 2017
O cronograma exato de pagamentos foi homologado e divulgado pela Caixa Econômica Federal. Deve se basear na data de aniversário do trabalhador, que precisará comparecer às agências e solicitar o saque do dinheiro retido.

Confira o calendário para saque das contas FGTS Inativas:

  • Em Março

sacará o FGTS quem nasceu em janeiro e fevereiro

  • Em Abril

nascidos em março, abril e maio

  • Em Maio

nascidos em junho, julho e agosto

  • Em Junho

nascidos em setembro, outubro e novembro

  • Em Julho

nascidos em dezembro

Lembrando que as contas inativas são as que deixam de receber depósitos devido à rescisão do contrato de trabalho. E a medida do governo federal vale para as contas inativas até dezembro de 2016.

Você pode gostar...